Apresentação do curso
Apresentação do curso
O TDAH é um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais prevalentes e, ainda assim, um dos mais cercados de dúvidas e interpretações equivocadas. Profissionais da saúde frequentemente relatam dificuldades na identificação dos sintomas, no diagnóstico diferencial e na implementação de intervenções adequadas. Então, o curso propõe-se a suprir essa lacuna, oferecendo uma oportunidade de atualização profissional intensiva, fundamentada em evidências científicas atualizadas e voltada para a realidade clínica.
Trata-se de um curso de férias intensivo, com carga horária de seis horas, que busca integrar os aspectos neurobiológicos, cognitivos, emocionais e comportamentais do TDAH, articulando teoria e prática. A abordagem é baseada nas diretrizes do DSM-5-TR e da CID-11, com ênfase nas práticas clínicas e psicoeducacionais que asseguram uma atuação mais efetiva e humanizada.
A proposta busca promover um espaço de aprendizado dinâmico, com momentos de exposição dialogada, discussão de casos e reflexões sobre estratégias de diagnóstico e manejo clínico, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Por seu caráter compacto e aplicado, o curso visa atender à demanda por formação continuada durante o período de recesso acadêmico, estimulando a reflexão crítica e o aprimoramento das práticas clínicas.
Conteúdo Programático
Módulo 1: Fundamentos e Diagnóstico
• Conceitos e critérios diagnósticos segundo o DSM-5-TR e a CID-11
• Funções executivas, regulação emocional e bases neurobiológicas
• Diagnóstico diferencial e comorbidades
• TDAH ao longo do ciclo vital: infância, adolescência e vida adulta
Módulo 2: Avaliação e Intervenção Clínica
• Entrevista e anamnese estruturada
• Escalas e instrumentos de rastreio
• Estratégias cognitivo-comportamentais aplicadas ao TDAH
• Psicoeducação e trabalho com famílias
Módulo 3: Manejo Clínico e Prática Interdisciplinar
• Casos clínicos e discussões orientadas
• Estratégias de regulação emocional e organizacional
• Treino de habilidades executivas e atenção sustentada
• Práticas de integração entre psicologia, psiquiatria e neuropsicologia
Objetivo
Capacitar profissionais e estudantes para o reconhecimento, compreensão e manejo do TDAH em diferentes contextos clínicos, com base na ciência contemporânea e nas práticas interdisciplinares.
Público Alvo
Psicólogos, neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, estudantes e demais profissionais interessados no tema.
Este curso é oferecido em 1 dia, na modalidade ONLINE (ao vivo).
Com caráter intensivo, o encontro ocorrerá no dia 07 de fevereiro (SÁBADO) e terá duração de 7 horas, das 09h00 às 18h00. VAGAS LIMITADAS.
O curso está organizado da seguinte forma:
9h00 - 12h00: Primeiro turno de aula;
12h00 - 13h30: Almoço;
13h30 - 17h30: Segundo turno de aula;
Intervalos: dois de 15 minutos (um por turno).
Metodologia
O curso baseia-se em aulas expositivas dialogadas, apresentação e discussão de casos clínicos e dinâmicas reflexivas. Os participantes receberão material de apoio digital e certificado de participação. O formato intensivo permite que o curso seja realizado em um único dia, com dois turnos — o que favorece o aprofundamento teórico e a troca de experiências profissionais.
Certificação
Será fornecido certificado - Carga Horária de 7 horas.
Facilitadora
ANDREIA SILVA - Psicóloga e neuropsicóloga clínica. Graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Terapia Comportamental Dialética pelo Instituto VilaElo. Formação Internacional em Terapia Comportamental Dialética para adolescentes DBT-A. Especialista em Neurologia Clínica Intensiva pelo Hospital Albert Einstein. Especialista em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Especialista em Reabilitação Neuropsicológica pela USP. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Formação em Psicologia Baseada em Evidência pelo INPBE. Coordenadora do Centro de Estudos e Atenção Psicológica (Praxis Psi). Pesquisadora em Transtorno Bipolar no Instituto de Psiquiatria da UFRJ-IPUB. Coautora nos livros Autismo uma maneira diferente de ser e Quando a infância dói: os transtornos da infância e as terapias que promovem neurodesenvolvimento às crianças.
Inscrições
Para solicitar inscrição, o interessado deve preencher o formulário com atenção. Em resposta, enviaremos um e-mail confirmando a reserva de vaga em até 5 dias úteis. O e-mail seguirá com as demais instruções para a efetivação da matrícula.
Investimento:
1º Lote: Até o dia 15/12/2025: R$215,00.
2º Lote: De 15/12/2025 a 15/01/2026: R$245,00.
3º Lote: Após 15/01/2026: R$280,00.
** Estudantes tem desconso (a consultar).