Apresentação do curso
Apresentação do curso
Ainda no início do século XX, a Obra freudiana se consolidou como marco que revolucionou o conceito de sexualidade. Partindo de fenômenos então considerados patológicos, Freud (1905) ousou sustentar que a sexualidade: é em si perversa, já está presente desde a mais tenra idade e não cabe em nenhuma forma fixa. Este mesmo autor, porém, afirmou, por exemplo, que as mulheres têm “inveja do pênis” e só alcançariam uma “feminilidade normal” diante do desejo de gerar um bebê (FREUD, 1933). O que poderia explicar essa aparente contradição? Para assimilar um texto é preciso situar seu devido contexto. Ora, Freud foi um homem europeu estabelecido na elite médica da Era Vitoriana. Aqui ressaltamos a indicação lacaniana de que para ser analista é necessário ter "em seu horizonte a subjetividade de sua época" (Lacan, 1953). Consideramos imprescindível, portanto, situar a contemporaneidade para deixar que a clínica nos ensine como a teoria deverá ser lida e, certamente, repensada à luz de nosso tempo e lugar. Partindo deste pressuposto, a presente disciplina trabalha leituras psicanalíticas da diferença sexual desde a obra de Freud, passando por algumas perspectivas do Ensino de Lacan, para alcançar discussões de pensadoras e pensadores cujas investigações respeitam os desafios da atualidade de uma Psicanálise que dialoga com outros campos de saber, reflete sobre a existência de diferentes corpos e observa que a política é fundamental para a tessitura das subjetividades.
Objetivo
Explorar o conceito de sexualidade em psicanálise como mais amplo do que a genitalidade;
Indagar aparentes contradições sobre a diferença sexual na Obra freudiana;
Examinar perspectivas lacanianas acerca da sexuação;
Discutir possibilidades de trabalho analítico diante da leitura da diferença sexual em nossa época.
Público Alvo
Este curso é ideal para:
Profissionais graduados de todas as áreas de formação ou estudantes (a partir do 5º período de graduação) interessados em obter um aporte de conhecimento sobre a Psicanálise e sobre o ofício do psicanalista.
Este curso é oferecido exclusivamente na modalidade ON-LINE (AO VIVO), através da plataforma Google Meet.
As aulas são realizadas mensalmente: 1 sábado por mês. São três encontros com duração de 2 horas cada: das 10h00 às 12h00.
Data dos encontros: 31/05; 28/06; e 02/08.
Temos uma plataforma EAD onde o material de estudo fica disponível. O aluno recebe uma senha de acesso para consultar e baixar o material referente a cada aula.
As aulas on-line ao vivo são gravadas e disponibilizadas posteriormente na plataforma EAD para que o aluno possa reprisá-las.
Certificação
Será fornecido certificado - Carga Horária de 8 horas.
Facilitadora
NELLY BRITO - Psicóloga graduada pela Universidade da Amazônia (UNAMA-PA). Especialista em Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Psicanálise Clínica e Pesquisa (UERJ). Coordenadora da Casa Plural. Atua principalmente nos seguintes eixos: Psicanálise; Corpo e Sexualidade; Saúde Mental; Psicologia Clínica.
Inscrições
Para solicitar inscrição, o interessado deve preencher com atenção o formulário específico para essa finalidade. Em resposta, enviaremos um e-mail confirmando a reserva de vaga em até 5 dias úteis. O e-mail seguirá com as demais instruções para a efetivação da matrícula.
** O investimento é de R$150,00 (parcela única).
** Tem desconto para estudantes (a consultar).